Acne

Muitas vezes pensamos em acne como algo “próprio da adolescência” ou que “vai passar espontaneamente com o passar dos anos”. Mas a acne deve ser encarada como uma alteração da pele e tratada o mais precocemente possível para evitar o aparecimento das cicatrizes, muito mais difíceis de serem tratadas.

 

O tratamento inicia-se com a higiene adequada da pele com o uso de sabonetes específicos para a pele oleosa e com acne associado ao uso de produtos tópicos como peróxido de benzoila e adapaleno. Dependendo da gravidade e extensão da acne há necessidade de uso de antibiótico via oral ou de Isotretinoina (Roacutan®).

 

Outros procedimentos que também auxiliam no tratamento da acne são: peelings químicos, limpeza de pele (extração dos cravos/comedões), alguns tipos de lasers ou luzes.

 

Na indicação do tratamento deve-se levar em consideração a idade do paciente, o grau de intensidade da acne e os locais de aparecimento das lesões.

 

O mais importante é iniciar o tratamento o mais breve possível para evitar o aparecimento das cicatrizes.

 

Cicatrizes de Acne

 

A melhor forma de tratamento para as cicatrizes de acne é na verdade o tratamento precoce da acne inflamatória para assim EVITAR o aparecimento das cicatrizes.

 

Como toda cicatriz, o tratamento para as cicatrizes de acne é bastante desafiador e é formado por uma somatória de etapas.

 

Entre os tratamentos estão o uso diário de filtro solar para prevenção de manchas, uso de ácidos em casa e os procedimentos para serem realizados no consultório pelo dermatologista:

 

  • Peelings – promovem uma renovação da camada superficial da pele;
  • Bioestimuladores – são substâncias injetadas na pele que estimulam a produção de colágeno pelo próprio organismo melhorando a firmeza e qualidade da pele;
  • Microagulhamento com Drug Delivery – suas microagulhas causam pequenos danos na pele levando ao estímulo da produção de colágeno e melhora na qualidade da pele;
  • Laser Ablativo Fracionado (CO2 e Erbium) – provocam micro colunas de aquecimento na pele levando a uma remodelação e produção de colágeno.

 

Benefícios da Isotretinoína (Roacutan®)

 

Percebemos que durante as consultas dermatológicas ainda surgem muitas dúvidas e tabus em relação ao uso da Isotretinoína – princípio ativo do medicamento usado para acne Roacutan®. Esta medicação vem sendo usada mundialmente há 40 anos e continua sendo a melhor opção no tratamento para acne desde então.

 

A Isotretinoína é um ativo derivado da vitamina A que diminui a produção de sebo (oleosidade) pelas glândulas sebáceas, diminuindo assim a oleosidade excessiva da pele e evitando o aparecimento de lesões de acne.

 

É um tratamento extremamente seguro quando feito o acompanhamento com o dermatologista de maneira adequada, prevenindo-se a gestação e realizando exames de sangue de controle periodicamente.

 

Seus benefícios vão além da melhora da acne. Também pode ser usada para oleosidade excessiva da pele, cravos (comedões), dermatite seborréica (caspa) da face e couro cabeludo e alguns casos de rosácea.

 

A indicação e duração do tratamento dependem da intensidade dos sintomas e devem ser avaliados em conjunto pelo paciente e seu dermatologista.

 

Dicas de maquiagem para a pele acnéica

 

Para quem tem pele com acne e ama maquiagem, aqui vão algumas dicas:

 

  • Higienize a pele com sabonete específico para pele oleosa ou acnéica;
  • Hidratantes leves em sérum para não intensificar a oleosidade;
  • Fotoprotetor com cor ou base oil free com efeito mate de preferência com FPS ≥ 30;
  • Pó compacto com FPS ≥ 30 (para diminuir o brilho);
  • Não esqueça de remover toda maquiagem antes de dormir;
  • Use solução micelar para remoção da maquiagem.